quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

"É que não consigo fazer nada!!!"

Já ouvi esta frase milhares de vezes. Já a disse umas quantas também. É por causa dela que vem o vaticínio de "não andes com ele ao colo que o habituas mal". Este "mau hábito" acontece quando tentamos "fazer alguma coisa" sem o bebé e ele chora como se o estivessem a matar. Ou como se o tivessem abandonado. Porque para ele (o bebé) é exactamente a mesma coisa. 
Mas o que fazer, santo deus, com a criatura que não se entretém com nada aos 3/6/9/14 meses, que chora assim que a pouso em algum lado ou assim que me perde de vista?!
A reposta não é fácil de ouvir: não a pousar, não sair da sua vista, não a deixar. Andar como bebé num porta bebés de pano ou ergonómico facilita tanto mas tanto a vida que não percebo como não é obrigatório falar nisto nas consultas Pré natais. Devia ser! 
Eles vão ali, coladinhos a nós, a ver o mundo que os rodeia (basicamente a sua casa) enquanto nos atarefamos a tratar de algo para comer ou a aspirar ou a ir comprar o pão. E na maior parte das vezes, o caminhar embala tanto que se deixam dormir. 


Mas mas mas...

Sim, é verdade que temos de estender roupa na corda de fora da janela do 5º andar. Sim é verdade que temos de limpar o rabo ao mano de 4 anos. Ou o nosso próprio rabo. É verdade que precisamos de, às vezes, limpar uma retrete com produtos tóxicos. E não queremos o nosso bebé por perto nestas situações. 
E dessas vezes não podemos fazer mais que colocá-los num local seguro, longe de perigos (incluindo animais de estimação super protectores e irmãos de 4 anos amorosos), dizer "a mãe já vem" e tentar despachar o que for o mais depressa possível. E assim que pudermos, voltar a pegar neles, aperta-los bem contra o peito, pedir desculpa pelo "abandono" e oferecer mama, que tudo cura. 

"Estás a habitua-lo mal! Depois quer andar sempre ao colo."  Qualquer bebé que sinta apego pela mãe vai querer andar sempre ao colo, independentemente de andar muito em pota bebés ou não. O bônus de ter bebés que andam direitos muito tempo é ter um bebé de 4 meses que se senta à mesa. Quase sozinho.

(Ele está tombado para melhor ver a nossa gata, e não porque não se mantenha direito).

Por isso, que se lixe o "habitua-lo mal". Sobrevivência, minha gente!! ISSO é o mais importante. 

1 comentário:

filipavic disse...

Gostei muito e vou poder finalmente pratica-lo com o meu 4º filho que aí vem a caminho .....beijinhos Isabel. Parabéns