sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Apoio à Amamentação


No mês passado senti-me quase uma VIP. Fui entrevistada 2 vezes! Em ambos os casos o assunto era o apoio à amamentação. Fiquei bastante honrada com ambos os convites e queria aqui deixar essa memória.
Primeiro para a revista Pais e Filhos.

Depois, e porque o Facebook também tem coisas boas e muitas amizades se fazem por lá, uma amiga facebookiana decidiu fazer um post no seu blog sobre amamentação onde incluiu também algumas perguntas para mim. Obrigada Ania.

Aqui ficam as perguntas da Ania e as minhas respostas... Para que mais mães sintam que têm onde se apoiar quando precisam.

  1. Podes apresentar um pouco o IBFAN e o que ele te trouxe de positivo para a tua vida enquanto mulher e mãe?
O IBFAN Portugal pertence a Mama Mater que é uma Organização Não Governamental. Somos, por isso, um membro oficial de a Rede Internacional Pró-alimentação Infantil (The International Baby Food Action Network), que conta com mais de 250 grupos espalhados por mais de 150 países em todo o mundo. (http://www.ibfanportugal.org/#!quem-smos/cq3b)
Além de me dar a oportunidade de ter uma formação em amamentação segundo os padrões da OMS (eu ja tinha uma formação anterior), o IBFAN Portugal permitiu-me tornar-me uma activista dos direitos de mães e bebés em terem informação isenta de influencias comerciais sobre a sua alimentação. Se ninguém “vigiar” as empresas, elas continuarão a tentar lucrar com o desconhecimento e com a fragilidade das recém mães.
  1. Fala-me um pouco sobre como vês o apoio à amamentação por parte dos organismos de saúde e dos profissionais de saúde nesta área.
Como em todo o lado, há bom e mau no nosso Sistema Nacional de Saúde (SNS). Ao longo destes 3 anos já encontrei profissionais muito bem formadas e com muita sensibilidade para as questões da amamentação, mas infelizmente estão em minoria. A maioria das mães que me chegam a pedir ajuda vêm de consultas onde os maus conselhos imperam. Mesmo assim, as que me procuram sabem instintivamente que o que lhes disseram não poderia ser completamente verdade e procuram alternativas.
  1. Tens notado uma evolução positiva ou negativa no que diz respeito à amamentação e à importância que ela tem nos primeiros anos de vida? Sentes que as recém mamãs têm consciência da importância do leite materno? Ou continuam a vê-lo apenas como alimento? 
Noto que o interesse pela amamentação tem aumentado, muito por causa dos empurrões que temos tentado dar ao “sistema”. Deveria haver maior publicidade e promoção da amamentação a nível nacional, para que as pessoas que a defendem não serem vistas como “fundamentalistas”.
Quanto às recém mães, depende de muita coisa. Depende da formação, da informação, do apoio em casa, do que elas de verdade querem. Na maioria, creio que ainda veem a amamentação como alimento sim.
  1. Para finalizar, podes falar de alguns dos mitos que levam a um maior numero de "desistências" por parte das recém mamãs e um conselho para todas as que lerem este artigo e estejam a preparar o ninho para uma nova vi(n)da?
Desde já, informação e apoio! Se querem amamentar, se acreditam que é o melhor para si mesmas e para o seu bebé, então o passo seguinte é ter alguma informação de como a coisa poderá correr e dos maiores obstáculos e como ultrapassa-los. E ter alguns números de telemóvel de conselheiras em aleitamento materno à mão, para o caso de não conseguir ultrapassar sozinha os obstáculos. O apoio das CAM não suplanta o apoio do companheiro, pelo que é importantíssimo que ele tenha a mesma informação e saiba da grande vontade que tem em amamentar. Porque nas alturas em que vamos abaixo com as dificuldades, são eles que têm de estar lá a lembrar-nos do porquê da nossa escolha e a lembrar-nos que amanhã será um novo dia.
Depois todos os mitos sobre a amamentação (leite insuficiente, fraco, que seca de repente, que estraga os bebés com mimos, que não pode comer nada, entre tantos outros) devem ser postos de parte e seguir o instinto. Se o bebé está a aumentar dentro da sua curva de crescimento, se parece feliz, se está a atingir os patamares de desenvolvimento para a sua idade, se a mãe não tem queixas ao amamentar, então está tudo a correr bem. É continuar até que ambos queiram! 


1 comentário:

Le disse...

ehehehe. Outro dia vi a capa desta revista e pensei: "será q a I. leu isto? estará bem escrito?" afinal não leste... "escreveste", excelente! ;)