sexta-feira, 30 de abril de 2010

"Baby steps"

E finalmente ele ganhou coragem, largou a mão da mãe e começou a andar sozinho! :)

Todos nós temos no livro do bebé uma inscrição qualquer acerca dos primeiros passos. E se não temos livro de bebé, então os nossos pais, avós, tios, irmãos, primos ou vizinhos não se importam de repetir, quando queremos e quando não queremos, aquelas gracinhas que fizemos para conseguir entrar no clube dos bipedes.

Estava a ler um livro hoje com algumas dicas de "slow parenting" quando chego à pagina 77, cujo capitulo se chama "Walking the walk". As autoras sustentam a ideia de que os pais que andam de costas tortas, agarrados por 1 dedo enquanto os seus bebés começam a dar os primeiros passos, parecem neandertais. Elas continuam dizendo que, "tal como andar de bicicleta, caminhar requer equilibrio, mas que não há razão nenhuma para que os pais sejam as rodinhas de segurança dos seus filhos". Tal como tudo na vida, é preciso cair para poder levantar e não é por nós estarmos a segurar a mão da criança que ela se vai magoar menos ao cair. Disso já eu tive a prova. As quedas mais chorosas foram quando estava agarrado a mim ou a alguém. Se, por outro lado, tivesse as mãos livres, talvez tivesse amparado melhor a queda e não se assustasse tanto.

Aliás a nossa médica disse o mesmo: "Sabe que ele precisa cair?". Mas é muito mais fácil ouvir a teoria que seguir a prática. É muito mais fácil dizer para ele andar sozinho do que de facto deixa-lo andar sozinho.  Muitas vezes penso se estaremos a criar um miúdo medricas, mas de cada vez que o vejo dar os seus passitos hesitantes penso que não.  Ele é esperto, sabe que consegue chegar a mais coisas se estiver pelo próprio pé e bastante rápido vai andar a correr pela casa.

Disse Confúcio que "A nossa maior conquista não é a habilidade de não cair, mas a de saber levantar cada vez que caímos". É verdade.

Mas deixem-me, às vezes e só por um bocadinho, evitar que ele caia... Está bem?

1 comentário:

Tina Aguiar disse...

Olá Isabel
Nós não conhecemos mas cheguei ao blogue pelo nome do Bruno. Fomos colegas na escola secundária, digo antes muito amigos. Parabéns pela vossa família é muito bonita.
Estou a deixar um comentário porque gostei do conteúdo do que foi escrito e fiquei com a curiosidade de saber qual a tua área (espero que não te importes que utilize o tu ;))
Dá uma espreitadela ao meu perfil do facebook (cristina aguiar) ou vê os meus blogues

didinhaartes.blogspot.com

lojinhadaraiuga.blogspot.com

estrelinhasdezembro.blogspot.com

Beijinhos