quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Feliz Natal 2016 - em liberdade e paz 🎄

     É aquela altura do ano em que desejamos coisas boas uns aos outros... E ainda bem que assim é! Porque somos livres de celebrar o Natal como quisermos, ou não celebrar se o desejarmos, e desejar coisas boas aos amigos... e não tão amigos, se seguirmos mesmo o que Jesus ensinou.

http://nhne-pulse.org/mary-breastfeeding-jesus-christmas-missing-icon/slide_269060_1867557_free/

    Enquanto andávamos de carro, o Gabriel perguntava porque é que há tantas coisas com o nome "25 de Abril". Tentei explicar, o melhor que consegui para a sua cabeça de 7 anos, o que é a liberdade e, mais difícil, o que é não ter liberdade. Para quem nasceu e cresceu em liberdade, é complicado compreender o que é a sua falta. Tal como quem cresceu com comida na mesa, é complicado perceber o que é a fome real de quem não come nada decente há semanas. Ou para quem tem uma escola onde "tem" de ir todos os dias, é complicado compreender a benção que é poder ir a uma escola que tem condições de habitabilidade, ainda que com todos os problemas que possam existir, mas onde ninguém impede ninguém de estudar, onde há telhado, livros, professores e comida a horas certas.

     Liberdade é isto, é poder afirmar que se tem religião, mesmo sabendo a história da mesma, escolhendo querer seguir esta, como poderia querer seguir outra qualquer. Simplesmente porque podemos escolher. Ter uma religião, escolhe-la e ensina-la aos nossos filhos não é limitativo, não é castrador, não é restritivo. É a mais alta expressão da liberdade que temos, em 2016, em Portugal.
    
     Por isso, visto que a liberdade não se celebra só em Abril, Grata pela Liberdade! 🙏

http://consciencianegracem03.blogspot.pt/

🎄Feliz Natal! 🎄



Sem comentários: