sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

As dietas das amamentadeiras

Houve há pouco tempo uma publicação a circular, da sociedade pediátrica brasileira, que alertava para que o que as mães que amamentam comem passa para o leite do bebé. Esta campanha, aparentemente bem intencionada para que as mães comam de forma saudável, é de facto particionada por uma marca conhecida de alimentação infantil. Aliás, quer a Sociedade pediátrica brasileira como a portuguesa são patrocinadas às claras por esta marca.
Haverá forma mais segura de minar a confiança da mãe na amamentação do que culpa-la por não estar a comer bem?

Na verdade, claro que as mães (enfim, TODA a gente) deve comer bem e de forma saudável. Mas não o fazer não significa que o leite materno vá fazer mal ou vá ter menor qualidade. Muito pelo contrário! Mães mal nutridas conseguem alimentar bem os seus bebés com o seu leite. Diz a UNICEF que  "Se a mãe está moderadamente mal nutrida, ela continuará a produzir leite de boa qualidade, melhor que qualquer leite artificial. Se ela está severamente mal nutrida, a quantidade do leite produzido em cada mamada pode diminuir. Em ambos os casos, para a saúde quer da mãe quer do bebé. é mais seguro e melhor alimentar a mãe adequadamente enquanto a ajudamos a continuar a amamentar". O mesmo é referido no site Kellymom, referência mundial sobre aleitamento materno.

Afinal, se vamos acreditar na campanha e se o nosso filho é o que nós comemos porque ele é alimentado com o nosso leite, então os bebés que bebem leite artificial que é feito a partir do leite de vaca, são o quê? Erva? Pois...

Culpar a mãe por comer fast food ou por beber um café ou tomar um copo de vinho esporadicamente (que não faz assim tão mal, como dizem o Dr Jack Newman e o Dr Carlos González, este no seu livro Manual pratico sobre aleitamento materno) quando está a amamentar só demonstra desconhecimento sobre como funciona a amamentação e os benefícios que o leite materno tem sobre todas as outras opções.

E o que dizer dos alimentos a evitar enquanto se amamenta? Ele varia consoante a zona do país e, claro, o país onde se está. "Tens de evitar feijão, grão, couves, brócolos, leite, farináceos, batatas, café, água com gás (!), enchidos, peixes gordos, carnes vermelhas, caril, chá, laranjas, chocolate...." Ele é todo um rol de coisas que supostamente temos de evitar por causa das cólicas ou porque pode fazer mal ao nosso bebé por estarmos a dar de mamar...

Sejamos frontais: amamentar não é uma prisão! Não é preciso deixar de comer tudo porque temos medo que... Se um dia comemos alguma coisa e notoriamente o nosso bebé reage a ela, então sim, vamos fazer o teste e evitamos essa coisa durante uma semana e depois revemos se foi mesmo a isso que o bebé reagiu ou se foi apenas o alinhamento dos astros. Em principio o que comemos na gravidez podemos continuar a comer a amamentar pois o bebé já foi exposto aos alimentos.

Agora com licença que vou ali almoçar. ;)

http://www.babycenter.com/0_diet-for-a-healthy-breastfeeding-mom_3565.bc

Sem comentários: