quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O que é o "Slow parenting"?

Basicamente, é uma parte do "Slow movement" (http://www.slowmovement.com), que não é nada mais nada menos que voltar a ter descontracção no quotidiano. E isto traduz-se geralmente no desacelerar o ritmo do dia a dia, "des-stressar" ao máximo das responsabilidades, dos horários, dos chefes, dos colaboradores, da comida, da diversão... voltar a ligar-se a si mesmo, aos outros e à Natureza.

O "Slow parenting" é uma parte do Movimento específica, claro está, para os pais, quer sejam novos quer já com alguma rodagem. Defende que as crianças devem crescer e desenvolver-se livremente e ao seu próprio ritmo, com poucas actividades orientadas e organizadas pelos adultos. Vai contra a tendência global de organizar os horários extra-curriculares das crianças, de resolver os problemas pelas crianças e contratar serviços em vez de deixar as crianças à vontade.

Não é uma metodologia consensual e há muitos que a vêem como uma forma de laxismo, de "deixa andar", de desinteresse pelo desenvolvimento "normal" das crianças, em que elas pouco são estimuladas. Nada mais errado. É sim o respeito pela criança, pela infância única dos nossos filhos e a vontade de não os assoberbar de actividades que nós, adultos, gostaríamos de ter mas não temos tempo. É questionar o status quo dos programas curriculares uniformes que não deixam espaço à imaginação e à diferença, quer de interesses quer de tempos de aprendizagem.

Este blog propõe-se ser um aglutinador de ideias e conceitos do Movimento "Slow parenting", para o desmistificar e promover.

Bem Vindos!