segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Qual a diferença entre 25 e 27 de Outubro de 2012?

O titulo parece uma daquelas perguntas tipo "Qual a pata direita do cavalo de D. José?", isto é, uma pergunta dahhh!
Mas não é! A diferença entre estes dois dias é que no meio (26 de Out) o Gil fez 6 meses. Wow, já?!?
É verdade, já! E qual a diferença, para o Sr Gil, entre esses 3 dias?

Pois... Nenhuma!

Os bebés não têm relógio incorporado muito menos calendário. Então o porquê do stress com os 6 meses de amamentação em exclusivo?? Não sei...

Ou somos 8 ou 80. Há médicos que com 4 meses já andam a falar em sólidos, mesmo que a mãe esteja em casa com o bebé. Há outros que nem ver sólidos até aos 6 meses...
Só que os 6 meses do Gil, que nasceu de termo (40 s + 4 dias), de forma espontânea e natural, com 4,450kg é estupidamente diferente de um bebé que nasceu de 38 s (ou prematuro), de parto induzido ou cesariana programada, com menos de 3kg. Ou pensamos mesmo que um bebé que nasceu com (quase) metade do peso do Gil, aos 6 meses tem o mesmo desenvolvimento interno e necessidade nutricional? Pensemos um bocadinho, sim?

É certo que a OMS, a UNICEF e a LLLI recomendam que a amamentação se faça em exclusivo até metade do 1º ano de vida do bebé. No entanto também aconselham a amamentação em livre demanda, sendo para isso importantíssimo conhecer as "dicas" que o bebé dá para percebermos quando quer mamar ou quando, por ex., tem a fralda suja.
Se isto é assim, então quando começamos a ver indícios de que o nosso bebé está preparado para mais comida, temos de fechar os olhos porque ainda não tem 6 meses? Ou, pelo contrário, porque já tem os 6 meses tem de obrigatoriamente comer sólidos quando o bebé não está preparado para isso? É que as instituições acima mencionadas chamam os sólidos complementary food, o que significa que complementam o leite materno. Se o bebé não quer/precisa mais que leite materno, temos de o obrigar?


De minha parte, quer o Gabriel quer o Gil se mostraram interessados pela comida mais cedo que os 6 meses. E se para o Gabriel até deu jeito introduzir as sopas aos 4 meses porque eu voltei a trabalhar, com o Gil (em que estive em casa até mesmo aos 6 meses dele) teve de ser porque ninguém o calava à hora da nossa refeição! E isto depois de ter mamado (e bem)  minutos antes!



 E depois foi ver a felicidade dele ao pegar numa simples maçã e perceber que aquilo sabia bem! Oh, é por isso que os crescidos levam estas coisas à boca!!

Começou a "roer" fruta pelos 5 meses e 2 semanas e depois fomos calmamente introduzindo a sopa à hora de refeição. Cumprimos +/- o que nos indicaram no centro de saúde, em relação aos verdes  introduzidos 1 de cada vez e etc, mas com uma grande descontracção porque o rapaz parece já saber (e bem!) o que quer comer. E a história de ser só 2 refeições por dia até aos 7 meses, tá bem tá! Digam lá ao rapaz que tem de se contentar com fruta ou o que for quanto os pais e o mano jantam! É que não se cala nem por molho de tomate!

E as papas? Pois, eu gosto imenso de papa. A sério, gosto mesmo daquilo! E porquê? Porque, como a imagem abaixo demonstra, 10% (!!!!) é açúcar (o nome "fino" do açúcar é sacarose, sendo que frutose é o açúcar da fruta).



Mas os médicos dizem para evitar o sal e o açúcar na comida dos bebés, certo? Então e depois aconselham papa?? Há por aí papas sem açúcar? Eu ainda não as vi, e se eu gosto de ver os ingredientes nas caixas! A imagem acima até é de uma "marca branca", mas não me digam que as grandes marcas não põem açúcar nas papas porque basta ir ali ao supermercado confirmar!
E depois ouço/leio os pais a dizer que os bebés comem muito bem a papa mas sopa, nem vê-la. PUDERA!!!! Os bebés são bebés, não são burros!!! Se tens um chocolate por um lado e uma folha de alface no outro, escolhes a alface, não? Pois, certo!!

Por isso, cá em casa comemos papa sim: eu (sem necessidade nenhuma) e o Gabriel (para alternar com os cereais). Porque, se pensarmos bem no assunto, os bebés têm um palato muito "limpo". Se lhe introduzirmos os alimentos na sua forma mais natural, mais simples, é a isso que eles se vão habituar. Vão ter tempo de comer chocolates e açúcar a rodos pela vida toda! Por agora, o Gil delira com um bocado de pão, brócolos com batata e cenoura e pêra esmagada com o garfo.

Simple is best! E para quê complicar quando os bebés são tão simples? Só querem sentir-se confortáveis e isso inclui roupa seca, barriga cheia e carinho+amor+mimo em quantidades industriais!! :) Fácil!




2 comentários:

Catarina Alves disse...

Muito bom!

CM disse...

Grande Gil e grandes papás :)
Mas olha que o palato limpo... é uma história muito comprida.
A Matilde ainda hoje come de tudo e as gémeas ainda hoje estranham tudo, e foi assim desde o 1º dia. A 1ª sopa da Matilde foi toda comida, o prato ficou limpo... a 1ª e as seguintes sopas das gémeas ram 2 horas de uma história infindável... a história não mudava mesmo que fosse fruta... nem mesmo quando em desespero tentei papas ou boiões de fruta... eram (e ainda são) horas de tormenta dar de comer ás manas gémeas desta casa :)